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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/406

Título: O trabalho experimental em Biologia: contributos para o desenvolvimento do pensamento crítico em alunos do 10º ano de escolaridade
Autor: Mira, Maria Antónia dos Santos
Orientador: Oliveira, Maria Teresa Morais
Palavras-chave: Trabalho experimental
Actividades de aprendizagem
Pensamento crítico
Capacidades de pensamento crítico
Crescimento intelectual
Issue Date: 2005
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este estudo teve como finalidade averiguar se a utilização de Trabalho Experimental de investigação em laboratório de Biologia, desenvolvido à luz da taxonomia proposta por Ennis, pode constituir uma metodologia adequada para se desenvolver o Pensamento Crítico dos alunos, nomeadamente as capacidades de indução, dedução, observação, credibilidade e assunções. O modelo de investigação adoptado foi o de investigação qualitativa com abordagem multimetodológica no qual se utilizaram como técnicas de recolha de dados, a observação, a análise documental e o inquérito por questionário. O grupo interveniente foi constituído por 38 alunos do 10ºAno de Escolaridade. A investigação foi efectuada em cinco etapas. Na primeira etapa, os alunos foram iniciados na temática de Biologia na qual se iria realizar a investigação. Na segunda etapa, os alunos foram submetidos ao Teste de Pensamento Crítico, desenvolvido por Robert Ennis, com o objectivo de verificar a existência de capacidades de Pensamento Crítico. Na terceira etapa, ocorre a aplicação e desenvolvimento do Trabalho Experimental de Laboratório com os alunos. Na quarta etapa foi aplicado o mesmo teste de Pensamento Crítico aos alunos com o objectivo de detectar mudanças e desenvolvimento de algumas capacidades de Pensamento Crítico e, por fim, na quinta etapa foi distribuído aos alunos um questionário de avaliação, com objectivo de conhecer as suas opiniões sobre o Trabalho Experimental por eles desenvolvido.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/406
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

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