DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Ciências da Terra >
FCT: DCT - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/4050

Title: Caracterização e zonamento geotécnico preliminar de circuitos hidráulicos: aproveitamento hidroeléctrico de Padroselos
Authors: Nunes, Susana Isabel Namorado
Advisor: Silva, Ana
Rosa, Sérgio
Keywords: Estudos geotécnicos
Circuitos hidráulicos
Prospecção geotécnica preliminar
Zonamento geotécnico preliminar
Issue Date: 2010
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Os empreendimentos hidroeléctricos constituem um dos principais sistemas de produção de energias renováveis em Portugal e encontram-se geralmente implantados em maciços rochosos, recorrendo frequentemente ao espaço subterrâneo. Um aproveitamento hidroeléctrico, para além da barragem que garante o armazenamento de água, inclui em regra uma tomada de água e, em seguida, um túnel de acesso/conduta forçada, se a energia potencial da água na albufeira for muito significativa, uma central hidroeléctrica, à superfície ou subterrânea; quando subterrânea inclui ainda uma chaminé de equilíbrio, e uma restituição, que pode envolver um túnel/galeria. A presente dissertação tem como objectivo rever, numa primeira parte, a metodologia dos estudos geotécnicos preliminares de circuitos hidráulicos subterrâneos, desde o reconhecimento de superfície, passando pelos métodos de prospecção e ensaio, até ao zonamento geotécnico preliminar do maciço. O trabalho prossegue com a descrição dos estudos geotécnicos desenvolvidos no âmbito das fases de estudo prévio e de anteprojecto do Aproveitamento Hidroeléctrico de Padroselos, no Alto Tâmega. Apresentam-se o enquadramento geológico e geomorfológico geral para o local desta obra, hidrogeologia, tectónica, neotectónica e sismicidade, bem como os trabalhos de prospecção realizados para o circuito hidráulico. Por fim, contempla uma breve análise dos resultados obtidos neste programa, o zonamento geotécnico preliminar derivado e os trabalhos de prospecção geotécnica complementares recomendados para a fase de estudos de anteprojecto detalhado.
Description: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Geológica (Geotecnia)
URI: http://hdl.handle.net/10362/4050
Appears in Collections:FCT: DCT - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Nunes_2010.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE