DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/398

Title: O plano de formação na alternância e o processo de ensino-aprendizagem: um estudo na Escola Família Agrícola de Goiás
Authors: Pinto, Ana Maria Pereira
Advisor: Bachelart, Dominique
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Abstract: Esta pesquisa, realizada na Escola Família Agrícola de Goiás – EFAGO, faz um estudo do Plano de Formação na alternância e de seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem, partindo da ótica dos monitores/educadores/as e educandos/as. O estudo procura compreender as origens e a proposta pedagógica do Plano, dentro da perspectiva da Pedagogia da Alternância. Essa proposta de educação rural valoriza a alternância dos tempos formativos entre a escola e a família/comunidade. No processo de ensino/aprendizagem, leva em consideração a realidade vivida pelos jovens, numa pedagogia do concreto e da complexidade e se articula entre os saberes provenientes do meio sócio-profissional e os do programa oficial de ensino. O objetivo é facilitar a aprendizagem, ajudar o aluno/a a construir seu projeto de vida.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/398
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
pinto_2003.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE