Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/398
Title: O plano de formação na alternância e o processo de ensino-aprendizagem: um estudo na Escola Família Agrícola de Goiás
Authors: Pinto, Ana Maria Pereira
Orientador: Bachelart, Dominique
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Abstract: Esta pesquisa, realizada na Escola Família Agrícola de Goiás – EFAGO, faz um estudo do Plano de Formação na alternância e de seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem, partindo da ótica dos monitores/educadores/as e educandos/as. O estudo procura compreender as origens e a proposta pedagógica do Plano, dentro da perspectiva da Pedagogia da Alternância. Essa proposta de educação rural valoriza a alternância dos tempos formativos entre a escola e a família/comunidade. No processo de ensino/aprendizagem, leva em consideração a realidade vivida pelos jovens, numa pedagogia do concreto e da complexidade e se articula entre os saberes provenientes do meio sócio-profissional e os do programa oficial de ensino. O objetivo é facilitar a aprendizagem, ajudar o aluno/a a construir seu projeto de vida.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/398
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pinto_2003.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.