DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/391

Title: Formação pedagógica de monitores das Escolas Famílias Agrícolas e Alternâncias: um estudo intensivo dos processos formativos de cinco monitores
Authors: Begnami, João Batista
Advisor: Couceiro, Maria do Loreto
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Abstract: O presente projeto consiste num estudo sobre os percursos formativos dos monitores das Escolas Famílias Agrícolas – EFAs - do Brasil, portanto, se introduz na área das investigações relativas aos processos de formação de adultos, na perspectiva dos modelos de autoformação, formação reflexiva e formação por alternâncias. O conceito de alternância vem sendo definido entre muitos autores como um processo contínuo de aprendizagem e formação na descontinuidade de atividades e na sucessão integrada de espaços e tempos. A formação está para além do espaço escolar e, portanto, a experiência se torna um lugar com estatuto de aprendizagem e produção de saber, onde o sujeito conquista um lugar de ator protagonista, se apropriando individualmente do seu processo de formação. Sendo assim, a alternância se inscreve no conceito de autoformação definido nesta linha da apropriação individual do poder de formação, onde cada pessoa, reconhecidamente, se torna sujeito e objeto da sua própria formação. Desta forma a pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semi-diretivas aprofundadas, buscou analisar os processos de formação experiencial e formal nos percursos profissionais de cinco monitores com larga vivência educativa em EFAs e que passaram pela formação pedagógica inicial, específica do Movimento.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/391
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
begnami_2003.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE