DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/391

Título: Formação pedagógica de monitores das Escolas Famílias Agrícolas e Alternâncias: um estudo intensivo dos processos formativos de cinco monitores
Autor: Begnami, João Batista
Orientador: Couceiro, Maria do Loreto
Issue Date: 2003
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Resumo: O presente projeto consiste num estudo sobre os percursos formativos dos monitores das Escolas Famílias Agrícolas – EFAs - do Brasil, portanto, se introduz na área das investigações relativas aos processos de formação de adultos, na perspectiva dos modelos de autoformação, formação reflexiva e formação por alternâncias. O conceito de alternância vem sendo definido entre muitos autores como um processo contínuo de aprendizagem e formação na descontinuidade de atividades e na sucessão integrada de espaços e tempos. A formação está para além do espaço escolar e, portanto, a experiência se torna um lugar com estatuto de aprendizagem e produção de saber, onde o sujeito conquista um lugar de ator protagonista, se apropriando individualmente do seu processo de formação. Sendo assim, a alternância se inscreve no conceito de autoformação definido nesta linha da apropriação individual do poder de formação, onde cada pessoa, reconhecidamente, se torna sujeito e objeto da sua própria formação. Desta forma a pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semi-diretivas aprofundadas, buscou analisar os processos de formação experiencial e formal nos percursos profissionais de cinco monitores com larga vivência educativa em EFAs e que passaram pela formação pedagógica inicial, específica do Movimento.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/391
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
begnami_2003.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE