DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/388

Título: Formação de liderança e pedagogia da alternância: um estudo do itinerário de três jovens reconhecidos como líderes
Autor: Andrade, Márcio
Orientador: Couceiro, Maria do Loreto
Issue Date: 2003
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Resumo: A presente pesquisa situa-se na problemática da Formação de Lideranças dentro da Pedagogia da Alternância, suas contribuições para a formação sócio política das lideranças comunitárias, compreendendo a partir das experiências de três jovens ex-alunos de um CEFFA (Centro Familiar de Formação por Alternância) e suas relações com o meio, desenvolvendo o papel de líder. Neste contexto, o estudo buscou verificar e compreender até que ponto esta pedagogia e seus elementos contribuem para a formação e quais deles os ajudaram a se tornar sujeitos críticos na sociedade, inserindo–se no meio e transformando-o. Este objetivo traduziu-se, mais especificamente, no enfoque as experiências em Pedagogia da Alternância e aplicação de seus elementos pedagógicas indicadores de liderança, na identificação de Lideranças e suas Práticas Sociais e no desenvolvimento do papel da Pedagogia da Alternância como contribuidora para formação de jovens mais participativos, de consciência crítica e consolidada com a questão da cidadania. A comparação das experiências de três jovens permitiu evidenciar que no seio de uma cultura autoritária os CEFFAs tem contribuído muito com seu processo educativo, que vai mais além do que simplesmente educar, mas, que esta questão da formação integral e cidadania funcionam, mesmo diante de um processo muito acelerado de modernização.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/388
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
andrade_2003.pdf470,9 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE