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ISEGI - Dissertações de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/3621

Título: A transposição de investigação resultante das teses de mestrado e doutoramento para os programas curriculares do ensino secundário: o caso das novas tecnologias
Autor: Santos, Maria Leonor de Vasconcelos Gracias dos
Orientador: Painho, Marco
Palavras-chave: Curso tecnológico de ordenamento do território e ambiente
Disciplina de técnicas de ordenamento do território
Ensino superior
Sistemas de informação geográfica (SIG)
Transferência de investigação científica
Technological course of Urban and regional planning
Course on techniques of urban and regional planning
University research/teaching level
Geographic information system (GIS)
Science/Research transfer
Issue Date: 21-Dec-2006
Relatório da Série N.º: Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica;TSIG0019
Resumo: A associação da produção científica universitária recente às matérias dadas no ensino secundário é um elemento fundamental para despertar nos alunos pré-universitários o interesse para os problemas da actualidade, fazendo-os compreender a ligação entre o desenvolvimento da ciência e a sua aplicação prática. O presente trabalho visa a transferência de conhecimento da investigação universitária para o ensino secundário, fazendo emergir estudos que revelam interesse para a disciplina de Técnicas de Ordenamento do Território do curso de Técnicas de Ordenamento do Território e Ambiente. Pretende-se responder aos seguintes objectivos: avaliar teses de mestrado e de doutoramento no âmbito do Ordenamento do Território, da Análise Espacial e do SIG; e apresentar uma proposta de agregação dos estudos de caso aos temas/conteúdos daquela disciplina. Para tal, realizaram-se inquéritos a professores e alunos nas escolas, consultaram-se bases de dados de produção científica nacional e analisou-se a adequação dos estudos seleccionados ao desenvolvimento das capacidades/competências dos alunos. Esta investigação aponta para várias conclusões, destacando-se a que poderá estar a condicionar mais fortemente a difusão pelo ensino secundário e na sociedade em geral: a quase ausência de divulgação dos resultados da investigação realizada nas teses de mestrado e doutoramento, pelo facto de, em algumas instituições, estes trabalhos ficarem “cativos” nas bibliotecas.
Descrição: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica
URI: http://hdl.handle.net/10362/3621
Appears in Collections:ISEGI - Dissertações de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

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