DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Médicas (FCM) >
FCM Áreas de Ensino e Investigação >
FCM: Ciências Funcionais e Alvos Terapêuticos >
FCM: Fisiopatologia >
FCM: Fisiopatologia - Artigos em revista nacional com arbitragem científica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/3341

Título: Aplicação do método de aprendizagem baseado na análise de problemas ao ensino da Fisiopatologia
Autor: Rendas, António Bensabat
Gamboa, Teresa
Neuparth, Nuno
Carmo, Miguel Mota
Botelho, Maria Amália
Fradique, António
Pereira, Cristina
Ramalho, V.
Ribeiro, J. Silva
Ferreira, Gonçalo Cordeiro
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada na Análise de Problemas
Fisiopatologia
Educação Médica Pré-Graduada
Issue Date: 1993
Editora: Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto
Resumo: O método de aprendizagem baseado na análise de problemas está a ser utilizado, de uma forma limitada, no ensino da Fisiopatologia desde 1988 e após um ano de preparação dos recursos humanos e materiais. A experiência dos dois primeiros anos revelou que, apesar do método estar apenas a ser aplicado numa única disciplina de um curriculum tradicional, o aproveitamento dos alunos ao longo do ano melhorou e que o mesmo sucedeu no exame final. Os alunos consideraram o método como muito estimulante para a aprendizagem embora trabalhoso. Apesar de terem sido utilizados problemas contendo uma quantidade limitada de informação, os alunos seguiram as várias fases do método de uma forma adequada. No entanto o pessoal docente já decidiu que no próximo ano académico (1991-1992) serão utilizados problemas completos para estimular ainda mais o raciocínio e a aprendizagem num contexto clínico. Summary:A limited version of the problem- based learning method is being used in the discipline of Pathophysiology since 1988 after one year of preparation including both the faculty and the learning materiais. The evaluation of the first two years showed an improvement in the performance of the students both in the final exams and during the year. The students also considered the method very stimulating for learning although they felt the need of an extra effort. Despite the fact that we were using in complete cases the steps of the method were followed. Neverthless the faculty has already decided that in the next academic year (1991-1992), complete cases will be used for further improvement of the reasoning process within the clinical context.
Descrição: Educação Médica 1991; 2 (2): 29-40
URI: http://hdl.handle.net/10362/3341
ISSN: 0872-4644
Appears in Collections:FCM: Fisiopatologia - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rendas aplicacao metodo aprendizagem analise problemas.pdf495,77 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia