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Title: Planos de mobilidade no contexto da melhoria da qualidade do ar em Lisboa
Authors: Almeida, Carla Sofia Andrade de
Advisor: Ferreira, Francisco
Issue Date: 2010
Publisher: FCT - UNL
Abstract: A relação entre a saúde pública e a mobilidade tem vindo a ganhar protagonismo face ao progressivo abandono pela população dos grandes centros urbanos para a periferia, passando a cidade a servir apenas de local de trabalho. Assim, com a população cada vez a morar mais longe do emprego e cada família com os seus hábitos e ocupações próprias, recorre-se cada vez mais ao automóvel, levando ao congestionamento das principais vias de acesso e com consequências em termos de poluição. A presente dissertação tem como objectivo estudar a aplicação de planos de mobilidade nas empresas e entidades como medida de melhoria da qualidade do ar em Lisboa, na Av. da Liberdade e zona envolvente, a sua viabilidade e principais dificuldades encontradas. Foram definidos como casos de estudo uma avaliação das deslocações dos funcionários dos dois edifícios da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo na Rua Artilharia 1 e Rua Braamcamp e dos edifícios do Banco Espírito Santo na Av. Liberdade e na Rua Castilho. Procurou-se estudar o modo de deslocação dos funcionários no trajecto casa-trabalho-casa e qual a viabilidade da aplicação de um plano de mobilidade nestas entidades/empresas. Observou-se grande dispersão dos funcionários pela área metropolitana de Lisboa,comprovando o que tem sido estudado sobre o abandono do centro urbano para a periferia. Não foi encontrada uma relação entre o tipo de transporte usado e a distância a percorrer. Foi também difícil estabelecer um padrão de deslocações semanais em funcionários cujos dias de trabalho são sempre diferentes. A aplicação de planos de mobilidade nas empresas revela-se uma medida complexa, a nível da recolha de dados pessoais e do tratamento da informação em empresas com grande número de trabalhadores, sendo que num dos exemplos estudados há uma oportunidade significativa de redução de emissões pelo actual uso significativo do transporte individual.
Description: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente,perfil Gestão e Sistemas Ambientais
URI: http://hdl.handle.net/10362/3335
Appears in Collections:FCT: DCEA - Dissertações de Mestrado

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