DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Médicas (FCM) >
FCM Áreas de Ensino e Investigação >
FCM: Ciências Funcionais e Alvos Terapêuticos >
FCM: Fisiopatologia >
FCM: Fisiopatologia - Artigos em revista nacional com arbitragem científica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/3334

Title: Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
Authors: Rendas, António Bensabat
Pinto, Patrícia Rosado
Morais, Maria da Graça
Costa, Pedro F.
Magalhães, João
Keywords: Curso de Medicina
Aprendizagem por Problemas
Ciclo Básico
Issue Date: 1995
Publisher: Ordem dos Médicos
Abstract: Descreve-se um projecto na área da aprendizagem por problemas, que foi executado entre 1992 e 1994, em três disciplinas do ciclo básico do curso de medicina: Bioquímica (1º ano), Fisiologia (2º ano) e Fisiopatologia (3º ano). Pretendeu-se promover o ensino num contexto mais próximo da realidade profissional futura, estimular o raciocínio crítico e facilitar a aprendizagem independente. Apesar da heterogeneidade das matérias e dos materiais pedagógicos utilizados, partiu-se de informações clínicas para iniciar o processo de aprendizagem, que decorreu em sessões tutoriais por pequenos grupos. O projecto englobou também a formação pedagógica dos docentes e a construção/adaptação de meios audiovisuais. Embora não se tenham registado diferenças significativas no aproveitamento final entre os alunos ensinados por este método e os de anos anteriores a 1992, observou-se uma maior motivação para a aprendizagem, que no caso da disciplina de Bioquímica contribuíu para mudar a atitude passiva com que os alunos chegam à universidade. Este projecto facilitou também a instalação na Faculdade de Ciências Médicas de um gabinete destinado a apoiar iniciativas de índole pedagógica. Pretendeu-se assim contribuir com uma experiência concreta para a reforma do ensino médico em Portugal, ao demonstrar que o método de aprendizagem por problemas pode ser utilizado, sem grandes mudanças curriculares, no ensino/aprendizagem de disciplinas básicas do curso de medicina.
Description: Acta Médica Portuguesa 1995, 8: 459-462
URI: http://hdl.handle.net/10362/3334
ISSN: 1646 - 0758
Appears in Collections:FCM: Fisiopatologia - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rendas_1995_aplicacoes da aprendizagem por problemas no ciclo basico de medicina.pdf728.34 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE