DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Médicas (FCM) >
FCM Áreas de Ensino e Investigação >
FCM: Ciências Funcionais e Alvos Terapêuticos >
FCM: Fisiopatologia >
FCM: Fisiopatologia - Artigos em revista nacional com arbitragem científica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/3334

Título: Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
Autor: Rendas, António Bensabat
Pinto, Patrícia Rosado
Morais, Maria da Graça
Costa, Pedro F.
Magalhães, João
Palavras-chave: Curso de Medicina
Aprendizagem por Problemas
Ciclo Básico
Issue Date: 1995
Editora: Ordem dos Médicos
Resumo: Descreve-se um projecto na área da aprendizagem por problemas, que foi executado entre 1992 e 1994, em três disciplinas do ciclo básico do curso de medicina: Bioquímica (1º ano), Fisiologia (2º ano) e Fisiopatologia (3º ano). Pretendeu-se promover o ensino num contexto mais próximo da realidade profissional futura, estimular o raciocínio crítico e facilitar a aprendizagem independente. Apesar da heterogeneidade das matérias e dos materiais pedagógicos utilizados, partiu-se de informações clínicas para iniciar o processo de aprendizagem, que decorreu em sessões tutoriais por pequenos grupos. O projecto englobou também a formação pedagógica dos docentes e a construção/adaptação de meios audiovisuais. Embora não se tenham registado diferenças significativas no aproveitamento final entre os alunos ensinados por este método e os de anos anteriores a 1992, observou-se uma maior motivação para a aprendizagem, que no caso da disciplina de Bioquímica contribuíu para mudar a atitude passiva com que os alunos chegam à universidade. Este projecto facilitou também a instalação na Faculdade de Ciências Médicas de um gabinete destinado a apoiar iniciativas de índole pedagógica. Pretendeu-se assim contribuir com uma experiência concreta para a reforma do ensino médico em Portugal, ao demonstrar que o método de aprendizagem por problemas pode ser utilizado, sem grandes mudanças curriculares, no ensino/aprendizagem de disciplinas básicas do curso de medicina.
Descrição: Acta Médica Portuguesa 1995, 8: 459-462
URI: http://hdl.handle.net/10362/3334
ISSN: 1646 - 0758
Appears in Collections:FCM: Fisiopatologia - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rendas_1995_aplicacoes da aprendizagem por problemas no ciclo basico de medicina.pdf728,34 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia