DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/327

Título: A metáfora, a analogia e a construção do conhecimento científico no ensino e na aprendizagem
Autor: Oliveira, Maria Teresa Morais
Orientador: Ambrósio, Teresa
Kilburn, Robert
Issue Date: 1996
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Neste estudo investiga-se a relação entre a metáfora, a analogia e a construção do conhecimento científico em situação formal de ensino. O âmbito da investigação circunscreve-se ao campo da Didáctica das Ciências, com enfoque nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos. Definiram-se os seguintes objectivos: (i) aprofundar a relação linguagem metafórica (LM) - linguagem científica - construção do conhecimento científico em contexto escolar; (ii) compreender a relação da LM com a construção conceptual da informação científica aplicada ao estudo da estrutura do átomo; (iii) contribuir para a consciencialização da importância da LM no ensino e na formação de professores de ciências. Para se atingir estes objectivos construiu-se um quadro conceptual teórico abrangente que sustentou as seguintes hipóteses de trabalho: (i) os professores de ciências na sua actividade de ensino, utilizam a LM de uma forma acrítica e no seu processo de formação inicial são raramente alertados para a problemática da LM; (ii) se a LM for explorada didacticamente, os alunos constroem mais facilmente o conhecimento científico, partindo de uma construção conceptual própria.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação: área da Didáctica das Ciências
URI: http://hdl.handle.net/10362/327
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
oliveira_1996.pdf28,87 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia