Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/327
Title: A metáfora, a analogia e a construção do conhecimento científico no ensino e na aprendizagem
Authors: Oliveira, Maria Teresa Morais de
Orientador: Ambrósio, Teresa
Kilburn, Robert
Issue Date: 1996
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Neste estudo investiga-se a relação entre a metáfora, a analogia e a construção do conhecimento científico em situação formal de ensino. O âmbito da investigação circunscreve-se ao campo da Didáctica das Ciências, com enfoque nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos. Definiram-se os seguintes objectivos: (i) aprofundar a relação linguagem metafórica (LM) - linguagem científica - construção do conhecimento científico em contexto escolar; (ii) compreender a relação da LM com a construção conceptual da informação científica aplicada ao estudo da estrutura do átomo; (iii) contribuir para a consciencialização da importância da LM no ensino e na formação de professores de ciências. Para se atingir estes objectivos construiu-se um quadro conceptual teórico abrangente que sustentou as seguintes hipóteses de trabalho: (i) os professores de ciências na sua actividade de ensino, utilizam a LM de uma forma acrítica e no seu processo de formação inicial são raramente alertados para a problemática da LM; (ii) se a LM for explorada didacticamente, os alunos constroem mais facilmente o conhecimento científico, partindo de uma construção conceptual própria.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação: área da Didáctica das Ciências
URI: http://hdl.handle.net/10362/327
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oliveira_1996.pdf28,87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.