DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/327

Title: A metáfora, a analogia e a construção do conhecimento científico no ensino e na aprendizagem
Authors: Oliveira, Maria Teresa Morais
Advisor: Ambrósio, Teresa
Kilburn, Robert
Issue Date: 1996
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Neste estudo investiga-se a relação entre a metáfora, a analogia e a construção do conhecimento científico em situação formal de ensino. O âmbito da investigação circunscreve-se ao campo da Didáctica das Ciências, com enfoque nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos científicos. Definiram-se os seguintes objectivos: (i) aprofundar a relação linguagem metafórica (LM) - linguagem científica - construção do conhecimento científico em contexto escolar; (ii) compreender a relação da LM com a construção conceptual da informação científica aplicada ao estudo da estrutura do átomo; (iii) contribuir para a consciencialização da importância da LM no ensino e na formação de professores de ciências. Para se atingir estes objectivos construiu-se um quadro conceptual teórico abrangente que sustentou as seguintes hipóteses de trabalho: (i) os professores de ciências na sua actividade de ensino, utilizam a LM de uma forma acrítica e no seu processo de formação inicial são raramente alertados para a problemática da LM; (ii) se a LM for explorada didacticamente, os alunos constroem mais facilmente o conhecimento científico, partindo de uma construção conceptual própria.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação: área da Didáctica das Ciências
URI: http://hdl.handle.net/10362/327
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
oliveira_1996.pdf28.87 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE