DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/325

Título: Educação em arte - concepções e práticas: um estudo sobre o acto educativo de professores do 2º ciclo do ensino básico
Autor: Rocha, Maria Margarida da Silva
Orientador: Telmo, Isabel Cottinelli
Issue Date: 2001
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este estudo insere-se no domínio da Educação em Arte e incide sobre as concepções e práticas dos professores da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, do 2º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se investigar as concepções de Educação em Arte de professores habilitados para a docência, com um curso de formação inicial idêntico. A investigação foi orientada pelas seguintes questões gerais: (i) que concepções de Educação em Arte são veiculadas pelos professores da disciplina de Educação Visual e Tecnológica no âmbito do processo de ensino/aprendizagem? (ii) que práticas privilegiam no contexto da sala de aula? (iii) que relações existem entre as práticas implementadas pelos professores e as suas concepções de Educação em Arte? No estudo empírico foi realizado um estudo de casos múltiplos, com a participação de três pares pedagógicos de professores, em que foram investigadas as concepções manifestadas e as práticas dos professores. Os resultados encontrados indicam que os professores manifestam concepções de carácter formalista, valorizando o desenvolvimento da percepção através da análise de elementos e princípios de design e que as actividades envolvem aprendizagens relacionadas com técnicas e materiais associados a produção de objectos de expressão plástica e com conceitos de design.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/325
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
rocha_2001.pdf6,59 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE