Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/323
Title: A formação contínua universitária: contributo para o desenvolvimento da aprendizagem organizacional na universidade
Authors: Gonçalves, Maria José
Orientador: Ambrósio, Teresa
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Esta investigação, desenvolvida na área das Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento, procura contribuir para a compreensão das relações entre universidades e o mundo do trabalho, implícitas nas respostas daquelas instituições às necessidades de formação contínua. A investigação pretende ainda ser um contributo para a reflexão que hoje se produz sobre os processos de aprendizagem das pessoas em contextos sociais diversos e ao longo da vida. No plano teórico, tendo em conta a multiplicidade de perspectivas científicas com que essas relações podem ser analisadas na actualidade, este trabalho assenta em referências multidisciplinares. Sendo certo que as universidades continuam a ser o local por excelência da investigação e da criação do conhecimento científico, fundamental para qualquer desenvolvimento social, estas instituições já não estão na vanguarda da compreensão dos processos de aprendizagem, que continuam a encarar como um fenómeno de natureza individual. Por seu lado, as teorias que moldaram a investigação, vindas de investigadores, na sua maioria académicos, que usam como objecto de estudo o mundo das organizações, encaram a aprendizagem como um fenómeno de natureza social.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/323
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
goncalves_2003.pdf23,08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.