DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/320

Título: Justiça e educação: uma reflexão sobre a avaliação
Autor: Pinheiro, Teresa Maria Amaral Pinto
Orientador: Rosa, Joaquim Coelho
Issue Date: 2004
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Este trabalho tem, como objectivo e conceito estruturante, a construção de uma ideia de justiça adequada a um tempo que se caracteriza pela globalização, através da articulação de outros conceitos: pessoa, desenvolvimento humano, educação, acção e avaliação. Igualmente surge, numa leitura transversal, um conceito de cidadania relativo a contemporaneidade. Segue uma metodologia qualitativa / interpretativa, uma perspectiva mais compreensiva do que explicativa, tendo por base a interpretação de textos de autores, o pensamento de outros, de onde se destaca Paul Ricoeur e o seu percurso reflexivo. A justiça é pensada numa perspectiva ontológica, como constitutiva do ser humano e na sua inseparabilidade de liberdade e igualdade. A Educação, entendida como condição e finalidade do desenvolvimento humano e consciente do seu papel na sociedade, deve preocupar-se com a inclusão e oportunidades de vida para todos os cidadãos, constituindo-se como uma questão de justiça. A centralidade do sujeito, a valorização da diversidade e a preocupação em corrigir as desigualdades são as características de uma escola que procura a adequação de um sentido de justiça, comum a todos, a sua realidade específica, num contexto de autonomia. Pretende-se estabelecer uma relação entre a avaliação, um processo omnipresente numa actividade ética como a Educação, e o sentido de justiça de uma comunidade educativa, reflectindo sobre a acção de quem avalia. Este trabalho pretende ser um contributo para uma outra forma de perspectiva a escola, a educação e a sociedade, de modo a que estas se tornem mais adequadas a cada um e consequentemente mais justas, nomeadamente investindo na capacidade de reflexão a nível da formação de professores.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/320
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
pinheiro_2004.pdf7,01 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia