DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/318

Título: Educação/formação, transformação de si e impacto na comunidade: contributo da passagem por um curso sócio-educativo numa história de vida
Autor: Nogueira, Maria Noélia Soares Barroso
Orientador: Ambrósio, Teresa
Couceiro, Maria do Loreto
Issue Date: 2000
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O presente trabalho inscreve-se na problemática da educaçãolformação, que constitui um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade adequada aos desafios actuais, uma sociedade cognitiva, baseada na cidadania e na justiça. A "Educação de Adultos", considerada no contexto de uma instituição educativa/formativa, é a área de investigação em que este estudo se desenrola, nomeadamente numa acção desenvolvida por esta instituição num determinado contexto espaço-temporal. Esta "Educação de Adultos" tem por fínalidade não só proporcionar a obtenção da escolaridade obrigatória mas ainda ter uma intervenção mais profunda no desenvolvimento do processo educativo/fonnativo. Através de novas estratégias de educaçãolformação que se inscrevem na desestruturação do paradigma da razão e da linearidade para dar lugar a um novo paradigma, de construtivismo, num modelo sistémico e de hipercomplexidade, consideram-se os actores, o pólo fundamental de desenvolvimento da sua própria educação/formação.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/318
Appears in Collections:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
nogueira_2000.pdf11,85 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia