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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/317

Título: Internet na educação: contributo para a construção de redes educativas com suporte computacional
Autor: Freitas, João José de Carvalho Correia
Issue Date: 2004
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Apresenta-se neste estudo uma reflexão sobre um percurso de investigação que acaba por acompanhar o aparecimento e disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), designadamente da telemática na Educação em Portugal. Dada a quase inexistência de estudos nesta área, por altura do seu começo, em 1987, já que a tecnologia que a sustenta estava na sua fase nascente, a abordagem seguida foi de natureza etnográfica, analítico-descritiva, de carácter exploratório e de desenvolvimento. Empiricamente, descreve-se um percurso heurístico que se foi refazendo através da compreensão e da construção de novos saberes, de hipótese e perspectivas explicativas parciais, numa abordagem próxima da investigaçãoacção, de maior conhecimento sobre as potencialidades de aplicação das TICs à educação e da integração da experiência de vida. O contexto alargado da maior parte do trabalho foi dado pelas grandes iniciativas por parte do Estado na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas escolas: projecto MINERVA (1985-94), Nónio Século XXI (1996-), Ciência Viva (1996-) e Internet na Escola (1997-2003), que este trabalho acompanha e procura reflectir. Assim, num primeiro momento, de 1987 a 1994 e no contexto do Projecto MINERVA, foram desenvolvidos o sistema tecnológico e a abordagem ao uso educativo das TIC, com especial ênfase nas questões da telemática. Dessa evolução, acaba por surgir, entre 1992 e 1996, como resultado desse trabalho, a aplicação ao nível Universitário de uma plataforma com vários pontos de contacto com os resultados obtidos no âmbito do Projecto MINERVA. Difere daquela, contudo, na medida em que contempla a criação de uma infra-estrutura de rede local e disponibilização de serviços IP para os utilizadores finais da FCT – alunos, professores e demais funcionários – e para o exterior (via WWW). Nesse contexto surgem algumas iniciativas exploratórias de natureza educativa (“ecampus”) tanto numa abordagem informal, com grupos de alunos motivados, como no plano formal – por exemplo, na criação de uma cadeira oferecida pela Secção de - XII - Ciências da Educação da FCT/UNL: Redes de Informação e Formação com Suporte Computacional. Num segundo momento, de 1997 a 2003, o envolvimento directo e exclusivo na constituição e coordenação da equipa criada para acompanhar no plano educativo a ligação de todas as escolas portuguesas à Internet, é essencialmente entendida como consequência lógica do percurso efectuado. Veio a permitir explorar modelos de desenvolvimento educativo sustentável na Internet, numa aproximação caracterizada também pela dimensão social e política de providenciar a oportunidade de todas as escolas e respectivas comunidades educativas poderem usufruir dos efeitos potencialmente positivos da utilização da Internet na Escola. Como resultado do exposto, apresenta-se e discute-se um modelo de abordagem complexa à questão em estudo, o uso educativo da Internet na Escola, que procura resolver alguns dos problemas identificados na disseminação e apropriação educativa da Internet, recorrendo a alguns casos que ilustram algumas das opções exploradas. Termina-se com algumas considerações face ao trabalho futuro nesta área.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/317
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

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