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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/312

Título: Avaliação dos efeitos da formação tecnológica nos estabelecimentos de ensino: contribuição para o estudo do impacte de um novo modelo curricular
Autor: Guerreiro, Helder Lopo
Orientador: Figari, Gérard
Issue Date: 1997
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Uma avaliação sobre os efeitos da introdução mais ou menos desejada de um currículo tecnológico num estabelecimento de ensino pressupõe a observação do impacte, resultante da colisão entre dois corpos: o currículo e o estabelecimento de ensino. Implicitamente tal impacte gerará mudanças em ambos os corpos, provocando nos actores inseridos no sistema reacções de satisfação e insatisfação ou ainda a convicção em como novas exigências terão de ser supridas. Partimos dos seguintes pressupostos: - o currículo só tem vida quando integrado num dispositivo educativo. Fora daí é um corpo inerte. - na construção e funcionamento de um dispositivo educativo convergem referenciais diversos - o dos decisores educacionais e o dos actores do sistema (professores, alunos, funcionários, gestão) - e ainda recursos mobilizáveis. É através das dinâmicas de concertação que se vai procurar regular o currículo e os recursos mobilizáveis aos objectivos dos decisores educacionais e dos próprios actores; - a escola é um sistema coabitado por actores que desempenham papéis definidos por enquadramentos legais que definem o tipo de contacto funcional que estabelecem com o currículo e a posição que detêm na hierarquia da organização, mas que têm igualmente modos próprios de estarem no sistema que escapam ao círculo traçado pelos legisladores. Uma avaliação do impacte de um novo modelo curricular num estabelecimento de ensino passa pela consulta dos diversos actores do dispositivo educativo. Aí ocorrerá um confronto entre o estado ideal - o que consta nos objectivos curriculares - e o estado real - que depende da eficácia das dinâmicas de concertação, isto é, da regulação conseguida entre o currículo e os restantes recursos mobilizáveis, aos próprios objectivos curriculares.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/312
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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