DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/310

Título: A utilização dos "Centros Escolares Minerva" pelos professores de inglês - problemas e perspectivas
Autor: Afonso, Carlos Alberto da Conceição
Orientador: Canário, Rui
Issue Date: 1992
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Quando se fala na introdução de um elemento supostamente inovador, como o computador, num sistema que se pretende inovar, como a escola, várias questões pertinentes se levantam, no contexto global da implementação das inovações educativas, a menor das quais não será, certamente, o papel que se espera seja desempenhado pelos professores. Em Portugal, o grande projecto nacional de introdução do computador nas escolas - o Projecto Minerva - passa, nos graus de ensino pós-primário, pelo funcionamento de estruturas disseminadoras, centradas na escola, que conheceram, já, diversas denominações, sendo hoje apelidadas de "Centros Escolares Minerva", ou "CEM". A partir da perspectiva de um grupo específico de professores - os professores de Inglês -, através de uma abordagem multi-método, procurou determinar-se o impacto daquelas estruturas, ao nível global da escola. Assumiu-se, assim, que do conhecimento das concepções e atitudes destes professores em relação ao computador, e ao contexto global onde actuam, se encontrariam as possíveis determinantes das estratégias comportamentais adoptadas, traduzidas, nomeadamente, no grau de utilização dos "CEM". Os resultados obtidos mostram que, apesar de manifestarem, na generalidade, atitudes globalmente positivas, em relação à presença do computador na escola, aqueles professores não são utilizadores dos "CEM", nem, por conseguinte, utilizadores do computador nas suas práticas, o que nos leva a discutir as possíveis razões explicativas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/310
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
afonso_1992.pdf10,71 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia