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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/304

Title: Identidade profissional dos professores de Matemática: processos de formação
Authors: Carmona, Diamantina Ramalhete Ribeiro
Advisor: Nóvoa, António
Issue Date: 1993
Publisher: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Esta dissertação é o resultado de uma investigação realizada sobre a identidade profissional dos professores de Matemática das Escolas Secundárias (esta nomenclatura é aqui usada sem ter em conta a terminologia introduzida pela Reforma do Sistema Educativo em curso) e sobre os processos de formação dessa mesma identidade, tendo como objectivo principal contribuir para a compreensão deste grupo de docentes e, consequentemente dos docentes em geral. A metodologia associada a este estudo recorreu a procedimentos quantitativos e qualitativos. No domínio do quantitativo realizaram-se dois inquéritos no Distrito de Setúbal que permitiram aí caracterizar o grupo de professores de Matemática, sendo de realçar a diversidade das habilitações académicas destes docentes. No domínio do qualitativo realizaram-se nove entrevistas, em duas escolas distintas, o que permitiu pôr em relevo a importância dos contextos na identidade profissional. De referir que uma das diferenças significativas entre as duas escolas está relacionada com a estabilidade dos professores de Matemática. Assim, os entrevistados da escola B consideraram a existência de um grande número de professores não efectivos um elemento que influencia o ensino da Matemática na sua escola enquanto os professores da escola A não manifestam tais preocupações, tão acentuadamente, já que a maioria dos docentes da sua escola é efectivo. A par de tais preocupações comuns a quase todos os professores, este estudo permitiu, também, evidenciar a singularidade de cada indivíduo, nomeadamente através da análise de conteúdo das entrevistas. Em conclusão, este estudo realçou o facto da identidade profissional estar sempre associada a um processo dinâmico onde se evidencia, simultaneamente, a singularidade dos indivíduos através da explicitação daquilo que os diferencia, e a universalidade, que transparece na comunhão daquilo que os une.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/304
Appears in Collections:FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado

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