DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/302

Título: Avaliação em educação e formação: contributo para a construção de um quadro de referência
Autor: Andrade, Emília de Almeida
Orientador: Ambrósio, Teresa
Marques, Margarida
Issue Date: 1997
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O conceito de avaliação em educação, tradicionalmente, estava associado a avaliação de conhecimentos dos alunos. A avaliação era identificada com 'medida'. Mediam-se as aprendizagens dos alunos também para verificar o (in)sucesso dos programas e dos sistemas educativos. Face a novos contextos e novas necessidades o conceito evolui, tal como foram evoluindo os modelos e as práticas de avaliação, que passaram a incidir sobre programas educativos ou acções de formação. O conceito de avaliação evoluiu de modo a poder integrar a complexifícação do 'objecto de estudo'. No campo educativo e num sistema educativo com fortes tendências centralizadoras, as escolas profissionais emergem da articulação do sistema educativo com o sistema económico e social, o que vem a favorecer a diversidade de projectos, caracterizados pela sua singularidade, concebidos dentro um modelo que procura manter a unidade dentro da diversidade. Esta diversidade é ainda favorecida pela consagração legislativa do princípio da autonomia. O nosso projecto de investigação aborda a problemática da avaliação. Procuraremos explicitá-lo no contexto das escolas profissionais. Através dele, tentaremos compreender as representações dos actores, ao nível da administração e ao nível local, relativamente à problemática da avaliação e procuraremos construir um quadro de referência integrador de interesses e valores dos actores, no contexto referido.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/302
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
andrade_1997.pdf7,02 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE