DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/302

Título: Avaliação em educação e formação: contributo para a construção de um quadro de referência
Autor: Andrade, Emília de Almeida
Orientador: Ambrósio, Teresa
Marques, Margarida
Issue Date: 1997
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O conceito de avaliação em educação, tradicionalmente, estava associado a avaliação de conhecimentos dos alunos. A avaliação era identificada com 'medida'. Mediam-se as aprendizagens dos alunos também para verificar o (in)sucesso dos programas e dos sistemas educativos. Face a novos contextos e novas necessidades o conceito evolui, tal como foram evoluindo os modelos e as práticas de avaliação, que passaram a incidir sobre programas educativos ou acções de formação. O conceito de avaliação evoluiu de modo a poder integrar a complexifícação do 'objecto de estudo'. No campo educativo e num sistema educativo com fortes tendências centralizadoras, as escolas profissionais emergem da articulação do sistema educativo com o sistema económico e social, o que vem a favorecer a diversidade de projectos, caracterizados pela sua singularidade, concebidos dentro um modelo que procura manter a unidade dentro da diversidade. Esta diversidade é ainda favorecida pela consagração legislativa do princípio da autonomia. O nosso projecto de investigação aborda a problemática da avaliação. Procuraremos explicitá-lo no contexto das escolas profissionais. Através dele, tentaremos compreender as representações dos actores, ao nível da administração e ao nível local, relativamente à problemática da avaliação e procuraremos construir um quadro de referência integrador de interesses e valores dos actores, no contexto referido.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/302
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
andrade_1997.pdf7,02 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia