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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/297

Título: Dos percursos de autoformação aos processos de transformação: uma produção singular de sucesso educativo em meio rural
Autor: Gonçalves, Manuel Pedro Saborida
Orientador: Ambrósio, Teresa
Issue Date: 1997
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: O insucesso escolar em escolas do 1º ciclo do ensino básico, situadas em meio rural, continua a evidenciar-se com grande intensidade, junto da população escolar, na maioria das escolas. De entre as raras excepções, localizámos uma escola, de um só lugar, em meio rural, que contraria esta lógica de produção de insucesso. Nesta escola, coincidindo com a chegada de uma nova professora, verifica-se um anormal fenómeno de produção de sucesso escolar. Esta professora é a protagonista principal deste nosso estudo. No sentido de encontrar as razões subjacentes aos "anormais" índices de sucesso verificados procurámos compreender de que forma o percurso formativo, desta professora, determinou as transformações que ocorreram nesta escola. O nosso projecto de investigação insere-se na área dos percursos pessoais de formação que são suportados pelas estratégias de autoformação, nas quais a pessoa é entendida como sujeito e objecto do seu próprio percurso de formação, através da apropriação do seu poder autoformativo. Várias correntes de investigação têm vindo a reconhecer a importância de atribuir ao sujeito um lugar de relevo na estruturação do seu percurso autoformativo, entendido como um espaço e um tempo de produção de si e do reconhecimento da sua capacidade de intervir no contexto educativo. Uma outra dimensão deste nosso projecto de investigação inscreve-se no domínio dos processos de transformação. Através da introdução de inovações e da produção de mudanças no contexto educativo, assiste-se a um processo de transformação ao nível do habitus, pela ruptura com o formalmente imposto, e ao nível das perspectivas dos diversos actores, pelo protagonismo que assumem. A nossa opção metodológica assenta nas metodologias qualitativas de análise que suportam o método biográfico no qual se inscrevem as histórias de vida. O corpus deste estudo é constitufdo pela narrativa da professora. Através dele, tentaremos compreender de que forma os percursos autoformativos implicam a produção de transformações geradoras de sucesso.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/297
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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