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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/295

Título: O contexto de trabalho no processo de ensino aprendizagem: um recurso estratégico da prática educativa
Autor: Ferreira, José Manuel Arede
Orientador: Ambrósio, Teresa
Marques, Margarida
Issue Date: 1995
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: No complexo quadro das justificações sócio-educativas da aproximação da escola ao mundo do trabalho, descortina-se um conjunto de tendências, que promovem aquela proposição, que acentuando o carácter democratizante da sociedade e a progressiva participação das novas formas de trabalho, procuram aí fundamentar uma desejável articulação. Todavia, quando nos referimos a tal aproximação, o ponto central situa-se na perspectiva de uma "socialização de valores instrumentais" - qualificações técnicas -, da integração dos jovens no mundo dos adultos, pelo exercício de competências exigidas pelos empregadores. Uma outra perspectiva de pensar esta aproximação é a de "introduzir" o trabalho na escola, como oportunidade de valorizar o seu potencial educativo, mobilizando-o como elemento de renovação da escola, pela obrigatoriedade implícita da abertura da escola ao meio. Qualquer destas aproximações passaria pela afirmação de um certo isomorfísmo entre a escola e o contexto de trabalho, quer ao nível dos objectivos, quer pelo facto das necessidades de formação terem correspondência directa nas formações profissionais. Perspectiva bastante diferente é a que pensa esta aproximação entre a escola e o contexto de trabalho, no ensino profissional, como "dual". Estrutura-se no reconhecimento da singularidade da autonomia relativa da escola e do contexto de trabalho. Esta estratégia de formação, para além de reunir no mesmo acto educativo a formação geral e a formação tecnológica e profissional, chama outros actores sociais a desempenharem um papel explícito na educação. É neste contexto, de reconhecimento da autonomia relativa de cada um dos campos, que emerge o contexto de trabalho como recurso educativo no paradigma das escolas profissionais. O nosso projecto insere-se na problemática da aproximação da escola e do mundo do trabalho e, através dele procuraremos compreender os contributos que o contexto de trabalho traz ao processo de ensino-aprendizagem, no âmbito do ensino profissional, e tendo por referência de fundo as relações do sistema educativo e do sistema económico.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/295
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

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