DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/284

Título: O sujeito em formação: desenvolvimento do aluno/ pessoa no contexto da relação pedagógica
Autor: Soveral, Maria Manuela Barbosa
Orientador: Ambrósio, Teresa
Couceiro, Maria do Loreto
Issue Date: 1996
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A Escola, enquanto unidade do sistema educativo, intervem no processo de desenvolvimento pessoal do aluno, não só através do curriculum formal, como do curriculum escondido. No interior da Escola, na visão antropocêntrica da actividade pedagógica, o processo formativo desenvolve-se na relação interpessoal entre o professor/formador e o aluno/fomando. Esta permite e facilita a apropriação do sentido emergente da partilha das experiências vividas. Centrando-se a aprendizagem no formando, através da vivência, análise, reflexão e discussão das situações, ele adquire e/ou desenvolve competências pessoais, relacionais e sócio-afectivas - designadas por competências da 3ª dimensão - que, ao darem abertura às cognitivas e às técnicas, são paradigmáticas do seu desenvolvimento pessoal.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/284
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
soveral_1996.pdf4,85 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE