DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/272

Título: Resolução de problemas em educação matemática: contributo para uma análise epistemológica e educativa das representações pessoais dos professores
Autor: Boavida, Ana Maria Dias Roque de Lemos
Orientador: Ambrósio, Teresa
Issue Date: 1993
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: Pretende-se com este estudo contribuir para a compreensão de como os professores de matemática interpretam a resolução de problemas no contexto da matemática escolar em geral e no contexto do desenvolvimento dos alunos em particular. Como pressupostos deste trabalho estão o reconhecimento da pluralidade dos modos de aprender, da diversidade dos espaços onde o conhecimento se constrói, do carácter único da interacção da pessoa com o meio em que vive, da complexidade do fenómeno do sucesso ou insucesso em matemática e da importância de uma cultura matemática de base como condição necessária, no actual contexto histórico e social, a construção da Pessoa. O objectivo deste estudo é duplo: (a) pesquisar e compreender as representações pessoais dos professores relativas a problema e resolução de problemas no âmbito da educação matemática; (b) explorar possíveis relações entre estas representações e as suas filosofias pessoais sobre matemática.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/272
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
boavida_1993.pdf13,42 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia