DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências Médicas (FCM) >
FCM Áreas de Ensino e Investigação >
FCM: Ciências Funcionais e Alvos Terapêuticos >
FCM: Fisiopatologia >
FCM: Fisiopatologia - Artigos em revista nacional com arbitragem científica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2707

Título: Aplicação ao ensino médico do método de aprendizagem por problemas (APP), 2ª Parte: A experiência da disciplina de Fisiopatologia entre 1992 e 1995
Autor: Rendas, António Bensabat
Pinto, Patrícia Rosado
Gamboa, Teresa
Carmo, Miguel Mota
Neuparth, Nuno
Filipe, Carlos
Botelho, Maria Amália
Breia, Paula
Ferreira, Gonçalo Cordeiro
Fradique, António Caldeira
Pereira, Cristina
Robert, Yves
Palavras-chave: Desenvolvimento de software
Inovação curricular
Instrumentos de avaliação
Módulos de aprendizagem
Recursos educativos
Reforma curricular
Issue Date: 1997
Editora: Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto
Resumo: Neste artigo, que vem na sequência de outros em que descrevemos o projecto na sua globalidade e enquadramos o método APP no ensino médico em geral, visa-se, com base na experiência da disciplina de fisiopatologia, aprofundar aspectos específicos relativos à reorganização pedagógica que a aplicação do método pressupõe e à produção e aplicação de "software" em português. Descreve-se também como o projecto que contribuiu para a criação do Departamento de Educação Médica da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. _______________________________________________________ Summary: This article is part of a series of publications describing a project aiming to implement problem-based learning (PBL) in pathophysiology. After reviewing the theoretical framework of PBL,in part one of this article, we now present our results on the pedagogical changes produced by this innovation with emphasis on the development of software in Portuguese. The influence of this innovation on the creation of the Department of Medical Education of the Faculty of Medical Sciences of Lisbon is also described.
Descrição: Educação Médica. 1997;8 (3): 156-173
URI: http://hdl.handle.net/10362/2707
ISSN: 0013-1091
Appears in Collections:FCM: Fisiopatologia - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rendas 1997 APP parte 2.pdf911,52 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia