DSpace UNL

RUN >
Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI) >
ISEGI - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2681

Título: Comportamentos e percepções dos clientes dos operadores de rede móvel
Autor: Santos, Catarina Sofia Rodrigues de Sousa
Orientador: Bação, Fernando José Ferreira Lucas
Palavras-chave: Telecomunicações móveis
Estratégias operadores móveis
Análise multivariada
Árvores de decisão
Mobile telecommunications
Mobile operators strategies
Multivariate analysis
Decision trees
Issue Date: 4-Mar-2009
Relatório da Série N.º: Mestrado em Estatística e Gestão de Informação;TEGI0229
Resumo: O presente relatório de projecto decorreu da oportunidade dada pela Marktest em utilizar os dados do estudo regular Barómetro das Telecomunicações com o objectivo de explorar um conjunto de análises de dados: Multivariada e Data Mining, sobre os resultados das Telecomunicações Móveis em Portugal e Ilhas. Os resultados deste inquérito fornecem indicadores de comportamento e percepção dos possuidores de telemóvel. O objectivo principal do relatório de projecto que se propõe aqui realizar é compreender qual o efeito que as acções estratégicas tomadas por cada um dos operadores de rede móvel, em Portugal, provocam nos comportamentos e percepções dos possuidores de telemóvel, e ainda explorar um conjunto de análises de dados sobre os resultados deste estudo podendo constituir-se como uma ferramenta ao dispor dos principais operadores de telecomunicações móveis em Portugal, em que através deste poderão conhecer de forma mais aprofundada os seus clientes ou potenciais clientes. A primeira parte do relatório corresponde à análise da evolução do sector das telecomunicações móveis, onde tenta-se compreender a evolução deste sector desde o seu surgimento no mercado português, e a importância das telecomunicações móveis na actualidade. É ainda apresentado para cada um dos operadores móveis existentes no mercado português a sua história, missão, estratégia de mercado e produtos/serviços que oferecem aos seus clientes.(...)
Descrição: Relatório de Projecto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10362/2681
Appears in Collections:ISEGI - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TEGI0229.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia