DSpace UNL

RUN >
NOVA Information Management School (NIMS) >
NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2681

Título: Comportamentos e percepções dos clientes dos operadores de rede móvel
Autor: Santos, Catarina Sofia Rodrigues de Sousa
Orientador: Bação, Fernando José Ferreira Lucas
Palavras-chave: Telecomunicações móveis
Estratégias operadores móveis
Análise multivariada
Árvores de decisão
Mobile telecommunications
Mobile operators strategies
Multivariate analysis
Decision trees
Issue Date: 4-Mar-2009
Relatório da Série N.º: Mestrado em Estatística e Gestão de Informação;TEGI0229
Resumo: O presente relatório de projecto decorreu da oportunidade dada pela Marktest em utilizar os dados do estudo regular Barómetro das Telecomunicações com o objectivo de explorar um conjunto de análises de dados: Multivariada e Data Mining, sobre os resultados das Telecomunicações Móveis em Portugal e Ilhas. Os resultados deste inquérito fornecem indicadores de comportamento e percepção dos possuidores de telemóvel. O objectivo principal do relatório de projecto que se propõe aqui realizar é compreender qual o efeito que as acções estratégicas tomadas por cada um dos operadores de rede móvel, em Portugal, provocam nos comportamentos e percepções dos possuidores de telemóvel, e ainda explorar um conjunto de análises de dados sobre os resultados deste estudo podendo constituir-se como uma ferramenta ao dispor dos principais operadores de telecomunicações móveis em Portugal, em que através deste poderão conhecer de forma mais aprofundada os seus clientes ou potenciais clientes. A primeira parte do relatório corresponde à análise da evolução do sector das telecomunicações móveis, onde tenta-se compreender a evolução deste sector desde o seu surgimento no mercado português, e a importância das telecomunicações móveis na actualidade. É ainda apresentado para cada um dos operadores móveis existentes no mercado português a sua história, missão, estratégia de mercado e produtos/serviços que oferecem aos seus clientes.(...)
Descrição: Relatório de Projecto apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10362/2681
Appears in Collections:NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TEGI0229.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia