DSpace UNL

RUN >
Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI) >
ISEGI - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2657

Título: e-Business: estratégias e modelos
Autor: Romão, Flávio Alexandre Costa
Orientador: Neto, Miguel de Castro Simões Ferreira
Palavras-chave: Modelos de Negócio
Estratégia
e-Business
Framework
e-SMA
Strategy
Business Models
Issue Date: 18-Feb-2010
Relatório da Série N.º: Mestrado em Estatística e Gestão de Informação;TEGI0245
Resumo: Num contexto organizacional em permanente mudança e na contínua busca de melhorias competitivas existe um termo que ganha cada vez mais relevância, o “e-Business”. Este conceito surge da evolução tecnológica e da sua aplicação às organizações. A vertente electrónica do negócio tem vindo a ser alvo de diversas evoluções nas últimas décadas. Existem hoje organizações completamente electrónicas, no entanto, mesmo as que não o são totalmente têm hoje, quase sempre, nos seus modelos, componentes que o são. É neste contexto que se torna relevante ter uma forma de analisar e avaliar as opções tomadas, a nível de planeamento e de arquitectura, que se enquadre com as particularidades do e- Business. Esta dissertação visa contribuir para suprimir essa necessidade sendo, para esse efeito, proposta uma framework, a e-SMA (Electronic Strategic Model Analysis). A framework proposta, a e-SMA, visa apoiar a análise e avaliação de modelos de negócio num contexto electrónico, para o fazer foca factores quer externos, quer internos à organização. Os externos são relevantes por questões de contexto, sendo essenciais ao planeamento estratégico da organização. Por seu lado, os factores internos são essenciais, pois só assim se pode caracterizar o que existe na organização. Permitir a optimização dos modelos de negócio, de forma alinhada entre a estratégia e os modelos, é um objectivo que a framework proposta visa ajudar a alcançar. Entende-se que o uso da e-SMA poderá potenciar o alinhamento estratégico organizacional ao mesmo tempo que permite optimizar os modelos de negócio.
Descrição: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10362/2657
Appears in Collections:ISEGI - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TEGI0245.pdf2,55 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia