DSpace UNL

RUN >
Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI) >
ISEGI - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2657

Title: e-Business: estratégias e modelos
Authors: Romão, Flávio Alexandre Costa
Advisor: Neto, Miguel de Castro Simões Ferreira
Keywords: Modelos de Negócio
Estratégia
e-Business
Framework
e-SMA
Strategy
Business Models
Issue Date: 18-Feb-2010
Series/Report no.: Mestrado em Estatística e Gestão de Informação;TEGI0245
Abstract: Num contexto organizacional em permanente mudança e na contínua busca de melhorias competitivas existe um termo que ganha cada vez mais relevância, o “e-Business”. Este conceito surge da evolução tecnológica e da sua aplicação às organizações. A vertente electrónica do negócio tem vindo a ser alvo de diversas evoluções nas últimas décadas. Existem hoje organizações completamente electrónicas, no entanto, mesmo as que não o são totalmente têm hoje, quase sempre, nos seus modelos, componentes que o são. É neste contexto que se torna relevante ter uma forma de analisar e avaliar as opções tomadas, a nível de planeamento e de arquitectura, que se enquadre com as particularidades do e- Business. Esta dissertação visa contribuir para suprimir essa necessidade sendo, para esse efeito, proposta uma framework, a e-SMA (Electronic Strategic Model Analysis). A framework proposta, a e-SMA, visa apoiar a análise e avaliação de modelos de negócio num contexto electrónico, para o fazer foca factores quer externos, quer internos à organização. Os externos são relevantes por questões de contexto, sendo essenciais ao planeamento estratégico da organização. Por seu lado, os factores internos são essenciais, pois só assim se pode caracterizar o que existe na organização. Permitir a optimização dos modelos de negócio, de forma alinhada entre a estratégia e os modelos, é um objectivo que a framework proposta visa ajudar a alcançar. Entende-se que o uso da e-SMA poderá potenciar o alinhamento estratégico organizacional ao mesmo tempo que permite optimizar os modelos de negócio.
Description: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10362/2657
Appears in Collections:ISEGI - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TEGI0245.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE