DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Engenharia Electrotécnica >
FCT: DEE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2653

Title: Estudo de novas técnicas de caracterização da resposta eléctrica em (Bio)sensores (para detecção de componentes agrícolas)
Authors: Ramos, Ricardo João Pimenta de França Coutinho
Advisor: Fonseca, José
Raposo, Maria
Ribeiro, Paulo
Issue Date: 2009
Publisher: FCT - UNL
Abstract: Nesta dissertação foram estudadas novas técnicas de caracterização de respostas eléctricas de (bio)sensores na interface sólido/liquido, que permitem para além da detecção a facilidade de obtenção de informação acerca da concentração do composto a detectar. Foram utilizadas técnicas que permitam um conhecimento alargado das propriedades eléctricas do sensor sendo para isso utilizadas medições para o cálculo do efeito capacitivo do sensor, utilização da técnica de espectroscopia de impedância e estudo do comportamento com base na resposta do sensor à aplicação de sinais à sua entrada. Foi produzido e utilizado um sensor obtido a partir da adição de polielectrolíticos pela técnica de camada por camada que pode ser utilizado na detecção de contaminantes agrícolas. São apresentados métodos de implementação do sensor através de unidades de leitura para que este possa ser aplicado no terreno. Para tal, são sumarizadas algumas soluções existentes no mercado e projectadas duas alternativas para a construção de raiz de unidades de leitura dedicadas a este tipo de sensor, tendo em conta factores como a complexidade de circuito, imunidade ao ruído e custo de produção. Com o objectivo de integrar em rede as unidades de leitura projectadas para a monitorização de vastas áreas foram ainda desenvolvidas uma base de dados que engloba e organiza toda a informação necessária de cada unidade de leitura e uma interface que permita aos utilizadores, consoante os seus privilégios, acederem de modo simples e intuitivo a todas as informações disponíveis para cada unidade de leitura.
Description: Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa Departamento de Engenharia Electrotécnica Tese de mestrado
URI: http://hdl.handle.net/10362/2653
Appears in Collections:FCT: DEE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ramos_2009.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE