DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Engenharia Electrotécnica >
FCT: DEE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2533

Title: Dimensionamento automático de consolas e pêndulos para sistemas de tracção eléctrica
Authors: Costa, Gonçalo Nélson de Sena
Advisor: Martins, João
Pereira, Pedro
Keywords: Equipamento fixo de tracção eléctrica
Catenária
Cabo de suporte
Pendulagem
Fio de contacto
Pantógrafo
Terceiro carril
Electrificação ferroviária
Dimensionamento automático
Issue Date: 2009
Publisher: FCT - UNL
Abstract: O comboio, o meio de transporte que teve maior impacto nos últimos duzentos anos da história da humanidade, necessita de um vasto conjunto infra-estruturas para a sua operação. Nos dias de hoje, grande parte das locomotivas são eléctricas, o que se torna necessário proceder à electrificação da linha através de equipamento de fixação devidamente dimensionado. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado cujo objectivo principal é o desenvolvimento de aplicações informáticas, compatíveis com o sistema operativo WindowsTM, que possibilite efectuar de forma automática o cálculo do dimensionamento de Consolas de Catenária e Pêndulos de suporte em sistemas de Tracção Eléctrica. Para responder ao objectivo proposto, estruturou-se o trabalho em três partes distintas. Numa primeira, a fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre conceitos teóricos de tracção eléctrica. A implementação, onde foram abordadas duas aplicações informáticas distintas: uma para o dimensionamento de consolas e outra para o cálculo da pendulagem. A terceira parte, diz respeito à apresentação dos resultados, ou seja, dedica-se à aferição e comparação dos resultados gerados pelas aplicações com projectos já validados. Da realização deste trabalho, resultaram duas aplicações informáticas que possibilitam na implantação da catenária, o ajuste dos projectos de montagem do equipamento de suporte de tracção eléctrica às variantes encontradas no terreno, de uma forma rápida e eficiente. Desta forma minimizam-se as dificuldades encontradas pelas equipas de construção com o consequente aumento de produtividade.
Description: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.
URI: http://hdl.handle.net/10362/2533
Appears in Collections:FCT: DEE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Costa_2009.pdf4.42 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
View Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Statistics  - Feedback
Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE