DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Informática >
FCT: DI - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/2313

Título: Mecanismos de suporte à execução concorrente de programas em lógica
Autor: Lourenço, João
Issue Date: 1994
Editora: Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A evolução do hardware dos computadores para arquitecturas paralelas, incentivou a concepção de novos modelos de programação e o desenvolvimento dos sistemas de suporte à execução correspondentes, de forma a conseguir uma melhor exploração do paralelismo. A linguagem de programação Prolog, pelas suas características declarativas e operacionais, tem vindo a ser objecto de estudo nesta área, através de adaptações da linguagem e/ou da sua máquina de inferência. Este trabalho incide sobre os aspectos de concepção e implementação de um modelo de um sistema de suporte à execução de programas em Prolog, em arquitecturas de múltiplos processadores, com unidades de memória fisicamente distribuídas. O modelo propõe extensões a um executor de Prolog convencional, de forma a disponibilizar funcionalidades que permitam o controlo do paralelismo e da distribuição. Estas funcionalidades podem ser utilizadas para a implementação de modelos de linguagens lógicas concorrentes de mais alto nível, ou então serem utilizadas directamente para a programação de sistemas distribuídos, em que múltiplos executores Prolog cooperam na resolução de um golo, comunicando com base em mensagens. Para avaliar a funcionalidade do modelo proposto, concebeu-se e implementou-se um sistema de distribuição de golos Prolog, que permite recorrer a diversas estratégias para composição sequencial e paralela de golos, escondendo os aspectos de gestão˜ao explícita dos recursos efectivos. A dissertação inclui uma discussão dos aspectos mais relevantes da realização do protótipo do modelo proposto sobre uma arquitectura baseada em Transputers.
Descrição: Dissertacção apresentada para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia.
URI: http://hdl.handle.net/10362/2313
Appears in Collections:FCT: DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lourenco_1994.pdf393,6 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia