DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Matemática >
FCT: DM - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/1986

Título: Famílias estruturadas de modelos com modelo base ortogonal: Teoria e aplicações
Autor: Moreira, Elsa Estevão Fachadas Nunes
Orientador: Mexia, João Tiago
Issue Date: 2008
Editora: FCT - UNL
Resumo: As famílias estruturadas de modelos (f.e.m.) são constituídas por modelos elementares que correspondem aos tratamentos do modelo base, o qual pode ser ortogonal de efeitos xos com cruzamento-encaixe de factores. Por sua vez, os modelos elementares podem ser regressões lineares múltiplas nas mesmas variáveis, considerando homocedasticidade entre as regressões ou então modelos log-lineares ajustados a tabelas de contingência. No tratamento das f.e.m., numa primeira fase, condensase a informação contida nos vectores de observações correspondentes aos modelos elementares nas respectivas estatísticas su ficientes e na segunda fase aplicam-se os algoritmos desenvolvidos para o modelo base aos resultados obtidos na primeira fase. Dado um modelo ortogonal = Pmi=1Xi i associado a uma álgebra de Jordan comutativa, diz-se que y = L + e e um modelo L-ortogonal se os vectores coluna de L forem linearmente independentes. No caso não equilibrado das f.e.m. com regressões múltiplas, L será uma matriz diagonal por blocos da forma L = D( X1; :::; Xc), onde Xj são as matrizes das regressões individuais as quais diferem de tratamento para tratamento. Desta forma, ultrapassa-se a restrição usual requerendo que todas as regressões tenham a mesma matriz de modelo. Três aplicações a dados reais são apresentadas. Nas duas primeiras, aplicam-se as f.e.m. com modelos log-lineares à hidrologia, através da análise de transições entre classes de seca. Na terceira, analisam-se dados de experiências de remoção electrodialítica de metais pesados utilizando o caso não equilibrado das f.e.m..
Descrição: Dissertação apresentada para obtenção do Grau de Doutor em Matemática com especialização em Estatística pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia.
URI: http://hdl.handle.net/10362/1986
Appears in Collections:FCT: DM - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Moreira_2008.pdf653,12 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia