DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT Departamentos >
FCT: Departamento de Física >
FCT: DF - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/1773

Título: Desenvolvimento e automatização de um perfusor de cadáveres
Autor: Lagarto, João Luis de Jesus Reis
Orientador: Ribeiro, Paulo
O’Neill, João Goyri
Issue Date: 2008
Editora: FCT - UNL
Resumo: O estudo anatómico do corpo humano implica a sua preservação a longo prazo, através de técnicas de embalsamamento. O embalsamamento é um processo de tratamento químico de um cadáver humano com vista a reduzir a presença e o crescimento de microorganismos, retardar a decomposição orgânica e restabelecer a aparência natural. Uma das técnicas usadas consiste na injecção de dietienoglicol no sistema arterial sanguíneo, pelo qual flui e é distribuído por todas as regiões do corpo humano, até ser drenado no sistema venoso. Pretende-se desenvolver um perfusor de rede vascular destinado à conservação de cadáveres e produção de moldes para estudo posterior. O projecto envolve o desenvolvimento de um controlador programado no tempo, com controlo de fluxo e temperatura que permite a programação da injecção controlada de fluidos conservantes e de moldagem em cadáveres humanos. Trata-se de um perfusor pulsado totalmente automatizado, com elevada capacidade de bombeamento. A monitorização de todos parâmetros inerentes à injecção, como o fluxo e a pressão intravascular, permite controlar a estabilidade da rede vascular em perfusões de curta ou longa duração. As inovações introduzidas neste perfusor face aos sistemas de perfusão já existentes, garantem a optimização dos processos de embalsamamento de cadáveres e conferem viabilidade clinica a este equipamento, numa perspectiva de aperfeiçoamento das técnicas de estudo anatómico do corpo humano.
Descrição: Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Biomédica. A presente dissertação foi preparada no âmbito de uma colaboração existente entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
URI: http://hdl.handle.net/10362/1773
Appears in Collections:FCT: DF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Lagarto_2008.pdf2,89 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia