DSpace UNL

RUN >
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) >
FCT R&D Units >
FCT: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento >
FCT: UIED - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/161

Título: Um contributo para a compreensão dos processos de transformação da escola
Autor: Raposo, Maria Eugénia Simões
Orientador: Galvão, Cecília
Issue Date: 1999
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Resumo: A problemática do centro de recursos (designação geral adoptada no estudo) prende-se com a da educação e do desenvolvimento e inscreve-se no contexto dos desafios da sociedade actual. O centro de recursos é uma malha na complexa rede que é a escola. O centro de recursos pode significar enriquecimento e transformação e contribuir para uma nova projecção pedagógica, a par de novas interacções no contexto da organização. Partimos das concepções e práticas em torno das quais se desenvolve o centro, para procurarmos compreender o modo como se inscreve no contexto da transformação da escola e a pode favorecer. Nesta linha, afigurou-se-nos importante situarmo-nos numa determinada realidade e tentarmos entender os significados das situaçóes, o modo como os actores vão construindo as diferentes visões sobre o centro e as formas como vão integrando as dinâmicas do centro com as da escola, comprometendo-as no sentido da mudança. Optámos por realizar um Estudo de Caso, envolvendo um Centro Multimédia de uma escola profissional, de natureza pública, sob a tutela do Ministério da Solidariedade e Segurança Social.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10362/161
Appears in Collections:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado
FCT: DCSA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
raposo_1999.pdf9,29 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Universidade Nova de Lisboa  - Feedback
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia