Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/1004
Title: Educação e formação ao longo da vida
Other Titles: Análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências
Authors: Pires, Ana Luísa de Oliveira
Orientador: Ambrósio, Teresa
Issue Date: 2002
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia: Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Este trabalho de investigação, desenvolvido no domínio da Educação/Formação de Adultos, centra-se no estudo dos Sistemas e Dispositivos de Reconhecimento e Validação de Aprendizagens e de Competências adquiridas pelos adultos em contextos não-formais e informais, ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais e profissionais. O objectivo é contribuir para o aprofundamento da compreensão de uma problemática inovadora – o reconhecimento e a validação –, principalmente na perspectiva da Educação e Formação ao Longo da Vida. Considerando que esta problemática se situa na interface entre o sistema educativo, o mundo do trabalho e a sociedade em geral, o quadro teórico de referência foi construído a partir de uma abordagem multidisciplinar, de forma a fornecer um quadro compreensivo que pudesse abarcar a complexidade dos fenómenos em questão, na perspectiva da investigação educativa. O estudo empírico foi desenvolvido através de uma análise comparativa realizada a nível internacional, com a finalidade de identificar e caracterizar os sistemas e dispositivos – já implementados ou em vias de implementação – num conjunto significativo de países.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10362/1004
Appears in Collections:FCT: UIED - Teses de Doutoramento
FCT: DCSA - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pires_2002.pdf3,35 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.